Judul: A Luta Da Fretilin Pela Independência De Timor-Leste
Penulis:
- Fausto’s Lila Tasi Freitas da Silva, L.Ed, MM
- Dr. Agostinho dos Santos Gonçalves, L.Ec, MM
- Dr. Sebastião Pereira,L.Gov, MM
- Professor Docente Orientador Principal Januário Soares, L.CG, M.Si
Halaman: viii+148
O livro intitulado A Luta da Fretilin pela Independência de Timor-Leste contém ideias que são o resultado de estudos empíricos. Este estudo foi realizado através de vários métodos, nomeadamente entrevistas, estudos documentais e observações para obter informação objectiva sobre a luta da Fretilin pela independência de Timor-Leste. A Fretilin nunca desistiu da sua luta pela independência. Construíram redes com quadros da Fretilin que permaneceram e viveram lado a lado com o inimigo nas cidades e aldeias. Para fortalecer as redes há muito estabelecidas, a Fretilin propôs um diálogo pacífico com as autoridades militares indonésias de ocupação, que estavam em Díli. Movimento clandestino para ajudar o papel da Fretilin e das Falintil na luta conjunta para alcançar a independência de Timor-Leste. A resistência é levada a cabo em segredo ou fora dos limites da legalidade ou como um movimento clandestino devido a um desequilíbrio de poder. O movimento de independência, armado ou clandestino, foi uma tentativa do partido fraco de continuar a resistência contra os colonialistas que eram militar e economicamente superiores.
Na sua luta para alcançar a independência, a Fretilin, juntamente com o povo de Timor-Leste, foram sempre persistentes, apesar da resistência armada ter sido esmagada. Eles têm várias estratégias para continuar a luta. Executaram estratégias de guerra de guerrilha e estratégias de luta diplomática no exterior. No entanto, a guerra de guerrilha e a luta diplomática não fizeram muito, na verdade enfrentaram obstáculos bastante grandes, porque as duas frentes perderam contacto entre si. Esta perda de contacto foi causada por (1) não terem meios de comunicação bidirecionais e (2) Timor-Leste ter sido impedido de comunicar com o mundo exterior, de modo que a campanha do corpo diplomático não convenceu a comunidade internacional. comunidade, e mesmo a luta de guerrilha e a luta diplomática quase estagnaram. .
A forma como a tenacidade da luta e a estratégia levada a cabo pela Fretilin é adequadamente descrita neste livro. Este livro, que consiste em 12, discute a dinâmica da luta do povo de Timor-Leste, a política em Timor-Leste, a estratégia do povo de Timor-Leste para alcançar a independência e o colonialismo que conduz à ocupação militar. Na descrição que se segue, este livro apresenta uma imagem mais completa da figura e das políticas da Fretilin. Além disso, são também explicados os movimentos e lutas da Fretilin. As descrições relacionadas com o papel e o processo da Fretilin na consecução da independência de Timor-Leste colorem cada capítulo deste livro.